G1 EXPLICA A INFLAÇÃO

O QUE É INFLAÇÃO PARA VOCÊ?

“A taxa de inflação é o aumento no nível de preços. Ou seja, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período.”

COMO SE MEDE A INFLAÇÃO?

“Ela se mede com base em índices, como o IPCA, que ponderam os bens e serviços mais importantes para a população e medem o crescimento desses preços. Repare que a cesta de bens considerada pelo índice de inflação pode não ser aquela que você costuma consumir, portanto a “sua” inflação pode ser maior ou menor do que aquela medida pelos índices oficiais.”

QUAIS AS CAUSAS DA INFLAÇÃO?

“A inflação pode ter uma causa monetária (impressão de dinheiro pelo governo), pode ter causas psicológicas (agentes ajustam o preço porque acham que outro também vai ajustar) e pode ter uma causa real (um desajuste entre a oferta e a demanda por bens e serviços).”

QUAIS OS PRINCIPAIS EFEITOS DA INFLAÇÃO?

“Se todos os preços (bens, serviços, salários, lucros etc.) aumentassem uniformemente, não haveria problemas. O problema é que a inflação mexe nos preços relativos, e assim, dá ganhos para alguns e perdas para outros.
Quando a inflação é superior ao aumento de salários, por exemplo, há perda de poder de compra da população assalariada.”

Mais informações disponíveis em: http://g1.globo.com/economia/inflacao-o-que-e/platb

Histórico da inflação brasileira

Brasileiros chegaram a conviver com inflação de mais de 80% ao mês


Fonte:  http://g1.globo.com/economia/inflacao-o-que-e/platb

Acesso: 28 Mai. 2013

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *